• DaF Institut

A língua alemã

O alemão - uma língua indo-europeia

O alemão é uma língua indo-europeia e pertence à família das línguas germânicas ocidentais.

A língua alemã tem forte parentesco com o holandês, o inglês, o frísio e o ídiche.

Estas línguas também são encontradas no grupo das línguas germânicas ocidentais.



Alemão - a língua oficial em vários países

O alemão é a língua mais falada na União Europeia. O alemão não é só a língua oficial na República Federal da Alemanha, Áustria e Suíça, mas também em Luxemburgo, Liechtenstein, Itália e Bélgica. Em Bruxelas, a sede da UE, o alemão é uma das línguas oficiais. Na administração da Organização das Nações Unidas (ONU), o alemão também tem um estatuto especial: embora não seja oficial ou uma língua detrabalho, todos os documentos são sempre traduzidos para o alemão.


Quantas pessoas falam o alemão como língua materna?

Cerca de 98 milhões de pessoas em todo o mundo falam o alemão como língua materna. Além disso, há pelo menos 80 milhões de pessoas que aprendem o idioma alemão como segunda língua ou língua estrangeira. Estima-se que na União Europeia cerca de 50 milhões de pessoas têm conhecimentos de alemão.


Quais são as dificuldades em aprender alemão?

Se você está aprendendo alemão como língua estrangeira, você terá que lutar desde o início com os artigos dos substantivos. Ao contrário de muitas outras línguas, o alemão é chamado de uma língua deartigos "Artikelsprache". Cada substantivo tem um gênero gramatical que quando é acompanhado por um adjetivo, este adjetivo concorda em caso, número e gênero à palavra de referência. Este fenômeno é uma das principais características do alemão e chama-se "princípio de congruência".


Outra característica do alemão é a capacidade de formar novas palavras facilmente. A famosa palavra Donau-dampfschiff-fahrts-gesellschafts-kapitän (Capitão da sociedade da companhia de barcos a vapor do Danúbio) é apenas um dos exemplos mais extraordinários de composição de palavras alemãs. O alemão pode formar novas palavras através da combinação de duas ou mais palavras.


Aqueles que estudam alemão também devem tomar cuidado ao escrever, pois o alemão nem sempre é escrito como se fala. Como também tem que se acostumar com a ortografia, principalmente com o uso das letras maiúsculas e minúsculas.





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo