• DaF Institut

Fatos e curiosidades sobre a Alemanha


1. A Alemanha é composta por 16 estados, sendo três deles cidade-estado: Berlin, Hamburg e Bremen


2. A Alemanha é o quinto maior país na Europa, com uma área de 357,021 quilômetros quadrados. Apenas a Ucrânia, a França, a Espanha e a Suécia são maiores.


3. A Alemanha tem atualmente aproximadamente 90.5 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso da União Européia.


4. A Alemanha é o segundo destino mais popular para imigrantes, atrás apenas dos EUA.


5. A Alemanha é o sétimo país mais visitado do mundo, com um total de 575.300 milhões de pernoites registrados em 2019.


6. Berlim é nove vezes maior do que Paris em termos territoriais assim como é três vezes maior também em extensão territorial que São Paulo, mesmo a população de São Paulo sendo três vezes maior do que a de Berlim.


7. Alemão é a língua com mais falantes nativos na Europa. Isso acontece porque, além da Alemanha ser o país mais populoso do continente, outros 5 países utilizam o alemão como idioma oficial. Esses países são: Áustria, Luxemburgo, Liechtenstein, Bélgica e Suíça, sem esquecer a província do norte da Itália na qual se fala alemão, Tirol do Sul (Südtirol em alemão e Bolzano em italiano). Se chama Tirol do Sul mesmo estando ao norte do país porque era uma região do sul da Áustria que foi incorporada à Itália.


8. Existem 35 diferentes dialetos no idioma alemão. Existe um alemão padrão, chamado Hochdeutsch (alto alemão), que é o utilizado nas mídias, ensinado nas escolas do país e fora dele e muito utilizado em contextos mais formais.


9. A capital do país mudou muitas vezes ao longo dos anos. As cidades que já foram capital da Alemanha são: primeiramente Aachen (a partir do ano 794), Regensburg, Frankfurt-am-Main, Nuremberg, Berlin, Weimar, Bonn (capital da Alemanha ocidental), e (desde a reunificação em 1990), Berlim.


10. A Alemanha foi o primeiro país do mundo a adotar o horário de verão para controlar o consumo de energia elétrica. Isso aconteceu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.

36 visualizações0 comentário