• DaF Institut

Berliner Fernsehturm



A Berliner Fernsehturm ou Torre de TV destaca-se no horizonte de Berlim, sendo a construção mais alta da Alemanha.

A “bola” como é chamada carinhosamente, se localiza no centro da cidade, na Alexanderplatz. Ela pode pode ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive já do avião, dependendo da rota feita, quando este estiver descendo para pousar. Com mais de 1 milhão de visitantes por ano, a Torre de TV é uma das atrações mais populares de Berlim.


Inaugurada em 1969, os planos para a sua construção se iniciam já nos anos 50. Nesta época o governo da República Democrática da Alemanha – DDR (Alemanha Oriental) planejava construir uma torre de TV e o local escolhido foi o monte Müggelberg, nas imediações de Berlim. Entretanto a construção neste local não se concretizou pois uma torre alta lá poderia ser perigoso para os aviões que decolavam e pousavam no aeroporto Schönefeld.


Curiosidade: Conta-se que os arquitetos não foram convidados para a inauguração como é de costume e o motivo seria que as autoridades da RDA ficaram irritados com os arquitetos por causa da reflexão em forma de cruz que se forma quando o sol brilha sobre a cúpula de aço da torre. Numa alusão à atitude ateísta do governo comunista e a discriminação contra as instituições religiosas em Berlim Oriental, esta cruz luminosa ficou conhecida como “A Vingança do Papa”. Mas este efeito não foi previsto nem planejado pelos arquitetos.


O resultado do projeto foi uma torre com 368 metros de altura, da base até a antena. A esfera abriga a plataforma panorâmica que fica a 203 metros de altura e um restaurante, o Telecafé, que fica a 207 metros de altura. Há elevadores que levam os visitantes em cerca de 40 segundos da base até a plataforma panorâmica. Com esta altura, não somente pode-se ver a Fernsehturm de qualquer ponto da cidade, mas também oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade em 360 graus. Em dias de céu claro pode-se enxergar até 40km de distância.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo